FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 O livro de Gênesis Ep1

Ir para baixo 
AutorMensagem
Joao
Joao
Moderador



O livro de Gênesis Ep1 Empty
MensagemAssunto: O livro de Gênesis Ep1   O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeSeg 15 Mar - 15:24

O livro de Gênesis Ep1 PRgO2E6

Estudo Sobre o Livro de Gênesis



O livro de Gênesis é o primeiro livro da Bíblia. Ele serve de forma perfeita como introdução a todo conteúdo. A palavra “Gênesis”, do grego geneseos, significa “origem” ou “fonte”. Essa palavra traduz o hebraico bereshith, que é a primeira palavra do livro. Essa palavra hebraica significa “no princípio”.


O autor e a data do livro de Gênesis


Em nenhum lugar do livro o autor é mencionado, mas a própria Bíblia testemunha que Moisés escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, incluindo Gênesis. Portanto, a tradição judaica e a tradição cristã aceitam que Moisés é o autor desse livro.


Mas mesmo ainda existe alguma discussão em relação à autoria do livro e o período em que foi escrito. Alguns acreditam que Gênesis foi escrito após a época de Moisés, enquanto outros acreditam que o livro foi escrito antes dele.


Priorizando o que a própria Bíblia testifica, o mais certo é que realmente tenha sido Moisés o autor do livro de Gênesis. Ele recebeu a palavra inspirada pelo Espírito de Deus, e possivelmente teve revelações especiais da parte do Senhor sob determinados pontos. Além disso, sob a supervisão divina, provavelmente ele reuniu registros escritos e tradições orais na composição dessa obra.


Isso explica como ele relatou acontecimentos que ocorreram antes de seu tempo. Um exemplo disto é a expressão “estas são as gerações de”. Esta expressão comum em Gênesis pode ser traduzida como “estas são as histórias por”.


Com relação a uma data, não é possível determinar com exatidão o ano em que o livro de Gênesis foi escrito. A data mais aceita entre os estudiosos para a composição de Gênesis é algo em torno de 1400 a.C. Essa data é estipulada com base em alguns detalhes internos do próprio livro, e de outros livros bíblicos que mencionam eventos narrados em Gênesis.


Mas isso não significa que o livro como o conhecemos ficou pronto nessa data. Certamente o livro de Gênesis passou por algumas atualizações posteriores.


Os destinatários do livro de Gênesis


Sem dúvida o público original do livro de Gênesis foi o povo de Israel. Provavelmente Gênesis foi escrito para encorajá-los durante o difícil período do êxodo. Os israelitas estavam deixando o seu passado no Egito e partindo para conquistar a terra prometida pelo Senhor.


Por isso o livro de Gênesis explica verdades fundamentais ao povo de Israel. Ele relata a criação de todas as coisas, o início da história da humanidade e a origem do próprio provo de Israel. O livro de Gênesis mostra como Deus escolheu os israelitas para um relacionamento exclusivo com Ele.


Os propósitos do Livro de Gênesis


Com base no tópico anterior, podemos dizer que os principais propósitos do livro de Gênesis são:



  • Revelar a soberania de Deus na criação do universo.



  • Ensinar ao povo de Israel sobre os propósitos eternos de Deus.



  • Explicar a origem da humanidade e do pecado.



  • Relatar como foi a vida dos patriarcas do povo de Israel.



  • Revelar o início da história da redenção, apresentando um conceito totalmente monoteísta. Gênesis fala de um único Deus, Soberano e Criador de todas as coisas.



Resumo, conteúdo e organização do Livro de Gênesis


Existem diferentes formas de organizar o conteúdo de Gênesis. Aqui vamos destacar três formas diferentes. A primeira delas divide o livro de Gênesis em três seções. A primeira seção conta a história primitiva (capítulos 1:1-11:9). A segunda seção fala sobre a antiga história patriarcal (capítulos 11:10-37:1). A seção parte conta a história de José (capítulos 37:2-50:26). Essa última seção também é um tipo de transição entre o primeiro e o segundo livro da Bíblia. Ela fornece detalhes fundamentais para a compreensão do livro de Êxodo.


Também é possível organizar o conteúdo do livro de Gênesis em duas grandes partes principais. A primeira parte  reúne o conteúdo dos capítulos 1:1 ao 11:26. Essa primeira parte é uma introdução geral. Ela começa em Adão e termina em Abraão. É dentro dessa seção que temos: a criação do mundo, a queda do homem com a desobediência de Adão e Eva, dando início ao pecado na humanidade. Nessa seção também lemos sobre Caim e Abel, e sobre a grande depravação da humanidade após a Queda.


Essa depravação resultou no juízo de Deus através do grande Dilúvio. Naquela ocasião apenas Noé e sua família foram poupados por Deus. Essa seção termina com os relatos da desobediência do homem na construção da Torre de Babel já após o Dilúvio.


A segunda parte começa em Gênesis 11:27 e vai até o final do livro. Essa segunda grande parte registra o inicio do povo hebreu. Nela também é desenvolvida de forma mais clara a introdução do propósito divino para a redenção da humanidade. Os personagens principais desta segunda parte do livro são: Abraão, Isaque, Jacó e José.


A última sugestão de organização do livro de Gênesis também divide o livro em três partes. A primeira parte relata a criação do mundo, e se concentra entre os capítulos 1:1 e 2:25. A segunda parte relata a degeneração da humanidade (capítulos 3:1-11:32). A terceira e última parte trata da ideia de regeneração através da redenção providenciada por Deus (capítulos 12:1-50:26).


Esboço do livro de Gênesis


Podemos sugerir um esboço simples do livro de Gênesis da seguinte forma:



A História Primitiva (capítulos 1:1-11:9): Essa seção contempla o prólogo com a descrição da criação do universo, da Queda do homem, e do aumento do pecado. Também relata a genealogia de Adão, e as gerações de Noé.

A História Patriarcal (capítulos 11:10-37:1): Essa seção incia com o registro das gerações de Sem e introduz a história de Abrão. Ela também fala sobre as gerações de Ismael, Isaque e Esaú.

A História de José (capítulos 37:1-50:26): Essa seção mostra especialmente o desenvolvimento e a organização do povo de Israel através da descendência dos patriarcas.



Curiosidades sobre o livro de Gênesis



  • Existe uma dúvida se foi Gênesis ou Jó o primeiro livro da Bíblia a ser escrito.



  • O período de tempo descrito em Gênesis abrange um intervalo de tempo maior do que todo o restante da Bíblia.



  • Deus é apresentado como Criador pelo menos 50 vezes apenas nos dois primeiros capítulos de Gênesis.



  • O livro de Gênesis explica aos israelitas a origem da circuncisão.



  • O livro de Gênesis mostra a origem das 12 tribos de Israel.



  • O concerto de Deus com Abraão descrito nesse livro é fundamental para o entendimento de toda a Bíblia.



  • Gênesis revela como os hebreus foram para o Egito. Essa migração explica um dos eventos mais importantes da história da humanidade: O Êxodo.



Cristo em Gênesis


O livro de Gênesis claramente aponta para Cristo. Logo no capítulo 3 lemos que o próprio Deus anunciou que o descendente da mulher destruiria Satanás (Gênesis 3:15). A genealogia inciada em Gênesis encontra seu final no Novo Testamento com o nascimento de Cristo (cf. Gênesis 5; 11; Mateus 1; Lucas 3).


Noé profetizou que os descendentes de Jafé seriam abençoados encontrando a salvação por meio dos descendentes de Sem. No Novo Testamento vemos o cumprimento dessa profecia na expansão do Evangelho pelo mundo (Romanos 11).


O escritor da Epístola aos Hebreus aponta para o fato de que o sacerdócio de Melquisedeque tipificou o sacerdócio de Cristo (Hebreus 7; cf. Gênesis 14:18-20).


Por fim, também percebemos que logo no começo de Gênesis o paraíso foi perdido pelo primeiro Adão e o pecado passou a assolar a humanidade. Já no Novo Testamento vemos o último Adão restaurando o paraíso e garantindo ao seu povo a vitória sobre o pecado.


A Bíblia começa em Gênesis mostrando o homem sendo privado da presença de Deus. Porém, ela termina mostrando o homem desfrutando da salvação eterna através dos méritos de Cristo. O homem não mais voltará ao Éden, mas habitará com o Senhor no novo céu e nova terra.



Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Joao
Moderador



O livro de Gênesis Ep1 Empty
MensagemAssunto: Re: O livro de Gênesis Ep1   O livro de Gênesis Ep1 Icon_minitimeSeg 15 Mar - 15:34

Continuação:


Quem Escreveu o Livro de Gênesis?


É amplamente aceito que quem escreveu o livro de Gênesis foi Moisés. Originalmente o livro de Gênesis é um livro anônimo que integra o Pentateuco unificado. Isso significa que a autoria de Gênesis não pode ser discutida à parte da composição dos cinco primeiros livros da Bíblia.


A autoria de Moisés permaneceu incontestável durante muito tempo. No entanto, surgiram alguns interpretes que começaram a questionar essa autoria. Há aqueles que acreditam que o livro de Gênesis foi escrito por vários autores durante vários anos. Outros sugerem que talvez o livro de Gênesis tenha tido um único autor que viveu num período posterior ao de Moisés.


Contudo, pode-se dizer que as teorias que dizem que quem escreveu o livro de Gênesis não foi Moisés, não se baseiam em fundamentos sólidos. Basicamente existe muita especulação e nenhuma evidência incontestável.


Quando o livro de Gênesis foi escrito?


Considerando a autoria de Moisés, acredita-se que o livro de Gênesis foi escrito no segundo milênio antes de Cristo, em aproximadamente 1400 a.C. O conteúdo do livro claramente indica que ele foi escrito no início da história do povo de Israel.


Apesar disso, não é possível determinar com exatidão em que momento Moisés escreveu essa obra. Alguns estudiosos acreditam que ele escreveu Gênesis durante a primeira geração do êxodo, talvez até antes dos israelitas terem saído do Egito. Outros estudiosos defendem que ele escreveu o livro de Gênesis já durante a segunda geração do êxodo, nos preparativos para a tomada de Canaã.


Os críticos que não aceitam a autoria de Moisés possuem diferentes opiniões. Alguns sugerem que o livro foi escrito durante o tempo de Josué, pouco depois de Moisés. Outros pensam que o livro foi escrito no período dos juízes. Por fim, há quem acredita que o livro foi escrito no período da monarquia em Israel.


Moisés foi o autor de Gênesis?


É verdade que o autor do livro de Gênesis não se identifica em nenhum lugar do livro. Mas o Novo Testamento indica que Moisés escreveu a Lei (Lucas 24:44). Não faz sentido excluir o livro de Gênesis da relação de composição do Pentateuco. Em João 7:22 o próprio Jesus diz que Moisés deu aos judeus a circuncisão (cf. Atos 15:1). Esse ritual é mencionado somente no capítulo 17 do livro de Gênesis.


Além do testemunho bíblico, a tradição judaica defende a autoria de Moisés. Da mesma forma, desde os pais da Igreja até os reformadores, a tradição cristã aceita que Moisés realmente foi quem escreveu Gênesis.


Moisés foi educado nas cortes egípcias. Isso significa que ele possuía a qualificação técnica necessária para ter composto o conteúdo de Gênesis e dos outros quatro livros que formam o Pentateuco. Mais importante que isto, ele foi alvo do chamado divino para desempenhar essa função, e foi capacitado com incríveis dons espirituais.


Mas quando se diz que Moisés foi quem escreveu o livro de Gênesis, não se está afirmando que ele tenha escrito o livro como o conhecemos hoje. O correto é afirmar que Moisés, sob a inspiração do Espírito Santo, compôs a parte essencial do livro de Gênesis.


Todos os eventos narrados no livro aconteceram antes do tempo de Moisés. Portanto, certamente ele utilizou fontes anteriores a ele, talvez tradições orais e registros escritos e preservados durante as gerações. Além disso, obviamente muita coisa também pode lhe ter sido informada por meio de revelações divinas.


Possíveis atualizações de Gênesis


É preciso admitir que a forma final do livro de Gênesis, conforme o conhecemos hoje, surgiu depois da época de Moisés. Pode-se dizer que vários editores, sob a supervisão divina, editaram, atualizaram e complementaram o conteúdo originalmente escrito por Moisés.


É por isso que o livro de Gênesis possui termos gramaticais e nomes de lugares que não eram utilizados no tempo de Moisés. Um exemplo dessas atualizações pode ser vista no capítulo 36, na lista de reis e príncipes de Edom.


Em Gênesis 36:31, lemos: “Estes foram os reis que reinaram no território de Edom antes de haver rei entre os israelitas”. Perceba que o texto faz referência à monarquia de Israel. Então essa lista de reis parece ter sido um complemento acrescentado após a época de Saul. De qualquer forma, Deus é o grande autor do livro de Gênesis. Ele cuidou de cada detalhe para que hoje tivéssemos esse livro da forma em que ele se encontra.




QUE A LUZ DE JESUS ILUMINE SUA VIDA!
Ir para o topo Ir para baixo
 
O livro de Gênesis Ep1
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O livro de Jó Ep16
» O livro de Êxodo Ep2
» O livro de Levítico Ep3
» O livro de Números Ep4
» O livro de Deuteronômio Ep5

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: ESTUDOS :: Novo testamento :: Antigo testamento-
Ir para: