FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
Salmo 28 introdução Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 Salmo 28 introdução

Ir para baixo 
AutorMensagem
Siquem
Siquem
Membro do Fórum



Salmo 28 introdução Empty
MensagemAssunto: Salmo 28 introdução   Salmo 28 introdução Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10

Salmo 28 introdução MsS1wkN

Salmo 28 Estudo: Uma Oração Pela Ajuda de Deus


Neste estudo do Salmo 28 Davi mostra nesse capitulo a importância de clamar e buscar pelo socorro divino, mesmo ele sendo rei e possuindo exércitos a sua disposição, as súplicas feitas a Deus estão presentes de forma constante.

Nesse contexto, fica evidente como somos dependentes do socorro de Deus e da sua graça nas nossas vidas. Em vários aspectos podemos nos identificar com esse personagem bíblico tão marcante.

Assim como Davi, tememos os nossos inimigos, aqueles que tramam contra nós ou nossa família, em inúmeros cenários das nossas vidas, seja no trabalho, seja na escola, e diante desse temor devemos clamar ao Altíssimo.

Outro panorama que também podemos nos identificar com Davi, é quando não encontramos forças para resolver algum problema, ou sair de uma situação que aos nossos olhos não tem solução, e só Deus pode nos salvar, é nesse instante que suplicamos por socorro.


O segredo da força de Davi


A Bíblia nos conta que Davi era de baixa estatura, mas isso não media a capacidade e a força de Davi. Isso porque, quem o fortalecia era Deus, pois esse personagem não conseguia vencer de forma independente, mas era através de súplica e orações a Deus.

Um episódio marcante e que deixa clara essa afirmação, é quando Davi derruba Golias não pela sua própria força, mas pelo nome de Deus, sendo essa história encontrada em 1 Samuel 17.

Outro capitulo que confirma esse cenário é o estudo do salmo 27, no qual Davi deixa evidência a sua dependência total e completa de Deus para vencer os inimigos.


Salmo 28 Estudo Completo

Logo em seguida faremos um estudo dos versículos contidos nesse capitulo, de forma objetiva e direcionada, com o objetivo de facilitar o conhecimento da escritura.


(Salmo 28:1) Clamor a Deus altíssimo


¹ A ti clamarei, ó Senhor, Rocha minha; não emudeças para comigo; não aconteça, calando-te tu para comigo, que eu fique semelhante aos que descem ao abismo.

A voz que direciona: Nesse versículo fica evidente, que a voz de Deus direciona o rei Davi, e o livra até mesmo da morte, sendo “rocha´´, ou seja, segurança, e por isso o clamor desse personagem é constante.

Pois aqueles que estão mortos já não podem mais fazer nada, e Davi ainda ansiava por adorar a Deus e exaltar o seu nome com a sua própria vida.


(Salmo 28:2) Sinal de rendição


² Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.

Súplicas e rendição: O santo oráculo no Antigo Testamento era um lugar santíssimo, onde estava a Arca do Pacto, que simbolizava a presença de Deus.

Nessa perspectiva, Davi ia até a Deus, suplicava e clamava, de forma totalmente rendida, e por isso levantava as suas mãos.


(Salmo 28:3) Livramento de si mesmo


³ Não me arrastes com os ímpios e com os que praticam a iniquidade; que falam de paz ao seu próximo, mas têm mal nos seus corações.

Incoerência dos ímpios: Existe uma grande separação entre os filhos de Deus e os maus, em função da incoerência das palavras com as suas ações.

Um cristão genuíno deve ser coerente com os princípios Bíblicos, tendo suas atitudes baseadas na palavra de Deus.

Desse modo, Davi clama a Deus por essa coerência, para que ele não seja como os ímpios, para que Deus o livre de si mesmo. Esse é um clamor que deveria ser diariamente presente na vida dos cristãos.


(Salmo 28:4) Antes da Graça


⁴ Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa.

Recompensa dos ímpios: Com a morte de Jesus na cruz, passamos a não sermos mais punidos de acordo com as nossas ações. No antigo testamento, o pecado e a suas consequências não sofriam o alivio da graça.

Nesse contexto, Davi clamava a Deus para que esse intervisse com justiça sobre aqueles que possuíam maldade no coração, e que essa justiça fosse proporcional aos atos desses.


(Salmo 28:5) Observar as obras de Deus


⁵ Porquanto não atentam às obras do Senhor, nem à obra das suas mãos; pois que ele os derrubará e não os reedificará.

Indignação de Davi: Uma das características do rei Davi era observar as obras do Altíssimo e viver de acordo com os princípios dele. Mas infelizmente, isso não é algo mais presente na maioria dos cristãos.

Partindo desse ponto, percebe-se o risco de cair e não se reerguer, ao não andar observando as obras do Criador.


(Salmo 28:6) Demonstração de gratidão


⁶ Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas.

Bendizer a Deus: Ao ser atendido, Davi não se esquecia de bendizer e glorificar ao nome de Deus, como também, em seus salmos Davi leva a vários elementos da criação a fazerem o mesmo.

Esses momentos em que Davi para bendizer ao Senhor é perceptível em vários salmos, o que é notado no estudo do salmo 29.


(Salmo 28:7) A força de Davi sempre esteve em Deus


⁷ O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.

Segurança divina: Além de rei, Davi também era guerreiro, e em vários capítulos no Antigo Testamento, são relatadas as vitórias de Davi em meio as batalhas. Mas ele possuía a segurança daquele que nunca perdeu uma guerra, o Senhor dos Exércitos.

Davi era de pequena estatura, mas Deus era a sua força, Davi ao guerrear contra Golias não usou escudo, mas Deus era a sua segurança.

E por isso o seu coração saltava de prazer e alegria, e ele oferecia louvores ao Pai, pois conseguia realizar grandes feitos, que sozinho certamente não conseguiria.


(Salmo 28:8) Deus salva o rei e o povo


⁸ O Senhor é a força do seu povo; também é a força salvadora do seu ungido.

Salvação coletiva: Essa passagem bíblica revela a vontade de Deus e a forma que ele trabalha na humanidade. Ele salva e ajuda alguém para que essa pessoa possa levar o mesmo a mais indivíduos.

Desse modo, Davi é tirado de trás das malhadas, salvo de leões e ursos para mais tarde salvar o povo de Israel.

O que chama a atenção nesse versículo é Davi se autoproclamar ungido, e isso significa que ele é guiado pelo Espirito Santo.


(Salmo 28:9) Salvação para Israel


⁹ Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.

Plano de Deus para Israel: O plano inicial de Deus sempre foi salvar a Israel, e a herança do Filho de Deus (Jesus) era esse povo, por isso Davi pedia para que Deus abençoasse o povo hebreu.
Nesse versículo Davi também pediu para que Ele apascente, e isso significa que o rei queria que esse povo ficasse unido e não disperso, pois esse é o objetivo do apascentamento.
Era nítido o coração de Deus em Davi, pois ele também amava e buscava o bem de Israel, assim com Cristo.


Ir para o topo Ir para baixo
 
Salmo 28 introdução
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Salmo 3 Introdução
» Salmo 19 Introdução
» Salmo 4 Introdução
» Salmo 20 introdução
» Salmo 5 Introdução

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: ESTUDOS :: Estudando Salmos-
Ir para: