FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 Pães Ázimos na Bíblia 2

Ir para baixo 
AutorMensagem
Joao
Joao
Moderador



Pães Ázimos na Bíblia 2 Empty
MensagemAssunto: Pães Ázimos na Bíblia 2   Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeSeg 4 Out - 18:23

Pães Ázimos na Bíblia 2 UTJOagy

O Que Era a Festa dos Pães Asmos?



A Festa dos Pães Asmos era uma festa judaica diretamente ligada à Páscoa que comemorava a saída apressada dos israelitas do Egito e as dificuldades associadas ao êxodo. Na verdade a celebração da Festa dos Pães Asmos seguia imediatamente à Páscoa e era indissociável a ela.


A Festa dos Pães Asmos tinha a duração de sete dias. Durante esse período nenhum fermento deveria ser encontrado nas casas israelitas. Quem desobedecesse a esse mandamento deveria ser tirado da congregação de Israel. Aqui vale lembrar que o pão asmo é um pão feito com uma massa sem levedura.


A instituição da Festa dos Pães Asmos


O Antigo Testamento registra claramente a instituição da Festa dos Pães Asmos em Israel. O texto bíblico diz: “Sete dias comereis pães asmos; ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel. E, ao primeiro dia, haverá santa convocação; também, ao sétimo dia, tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós” (Êxodo 12:15,16).


O mesmo capítulo bíblico informa o propósito e o significado dessa festa, bem como regulamenta sua duração: “Guardai, pois, a Festa dos Pães Asmos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo. No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte e um do mês à tarde” (Êxodo 12:17,18; cf. 13:3-10; Números 28:17-25; Deuteronômio 16:1-8).


A festa começava e terminava num dia de santa convocação. Nesse dia nenhum trabalho poderia ser feito (Levítico 23:7). A única exceção era a preparação da comida. O livro de Levítico também informa que no segundo dia dessa festa os israelitas tinham de trazer ao Senhor como oferta movida um molho das primícias da colheita a ser entregue ao sacerdote (Levítico 23:10,11).


Portanto, se a celebração da Páscoa era um memorial de como Deus passou sobre os israelitas quando todos os primogênitos do Egito foram mortos na décima praga, a Festa dos Pães Asmos tinha o propósito de manter viva na memória israelita a aflição que eles sofreram no Egito e o modo como Deus os tirou apressadamente dali. Por esse motivo o pão asmo também é chamado na Bíblia de “pão de aflição” (Deuteronômio 16:3).


A Festa dos Pães Asmos no Novo Testamento


A Festa dos Pães Asmos continuou a ser celebrada na comunidade judaica no tempo do Novo Testamento, que fala da Páscoa e do período de celebração subseqüente a ela como “os dias dos pães asmos”. Os Evangelhos mencionam que faltando dois dias para a Páscoa e para a Festa dos Pães Asmos, os principais dos sacerdotes e os mestres da Lei estavam empenhados em flagrar Jesus em algum erro para matá-lo (Marcos 14:1; Lucas 22:1).


Os evangelistas ainda registram que foi no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos que os discípulos perguntaram a Jesus sobre como eles se ocupariam dos preparativos da refeição da Páscoa (Mateus 26:17; Marcos 14:12). O livro de Atos também informa que o apóstolo Pedro acabou sendo preso durante uma Festa dos Pães Asmos (Atos 12:3).



Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Joao
Moderador



Pães Ázimos na Bíblia 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pães Ázimos na Bíblia 2   Pães Ázimos na Bíblia 2 Icon_minitimeSeg 4 Out - 18:25

O Que é Pão Asmo na Bíblia?



O pão asmo ou pão ázimo é um tipo de pão feito de massa de farinha não levedada. Isso significa que os pães asmos basicamente são pães sem fermento. O pão asmo dos templos bíblicos era parecido com um biscoito de massa fina grande e redondo.


O pão asmo é amplamente mencionado na Bíblia, principalmente em conexão com a celebração da Páscoa. O fato de o pão asmo não possuir fermento também é explorado como um significado simbólico nas Escrituras.


Os pães asmos na Bíblia


Em Gênesis 19 encontramos pela primeira vez os pães asmos sendo citados na Bíblia. Eles aparecem na ocasião em que Ló, sobrinho de Abraão, recebeu a visita em sua casa de dois anjos do Senhor em forma humana. Na época Ló morava em Sodoma e os anjos foram até a cidade para livrar a família de Ló da destruição que haveria de vir sobre a cidade pelo juízo de Deus.


Então, quando Ló hospedou os anjos, ele lhes ofereceu um banquete. Nesse banquete havia uns pães asmos que tinham sido assados (Gênesis 19:3). Essa passagem é interessante, pois mostra que os pães asmos já eram conhecidos dos povos antigos antes mesmo da instituição da Páscoa judaica. Mas sem dúvida a grande importância do pão asmo na narrativa bíblica diz respeito justamente à celebração da Páscoa.]


O significado do pão asmo


Foi na época do êxodo dos israelitas do Egito que o pão asmo passou a ter um significado especial. O próprio Deus ordenou a Moisés que o pão asmo fosse um dos elementos da refeição pascal, junto do cordeiro assado e das ervas amargas (Êxodo 12:8).


Assim, o pão asmo se tornou um símbolo que recordava a pressa dos hebreus em partir das terras egípcias. Por isso no livro de Deuteronômio o pão asmo é chamado de “pão de aflição” (Deuteronômio 16:3). Os estudiosos também indicam que o símbolo do pão asmo também estava relacionado à separação do povo de Deus de toda prática pecaminosa do Egito.


Seja como for, de fato o próprio fermento passou a ser usado como um símbolo representativo da corrupção na maioria das passagens bíblicas em que ele é mencionado. A ideia de decomposição presente no processo de levedura, naquele contexto, era vista como algo imundo na lei mosaica.


Os pães asmos não deveriam ser comidos apenas numa refeição pascal, mas também deveriam ser consumidos durante sete dias seguidos na chamada Festa dos Pães Asmos (Êxodo 23:15). Durante os sete dias que seguiam a Páscoa ninguém poderia comer qualquer coisa levedada (Êxodo 12:15).


Ainda de acordo com o conceito da representatividade do pão asmo como símbolo da pureza sem a mistura do fermento do pecado, os pães e bolos asmos eram usados em certas ofertas oferecidas ao Senhor. Jamais uma oferta queimada poderia conter levedura (Levítico 2:4-11; 6:16; 7:12); mas nas ofertas pacíficas, por exemplo, poderia haver pão levedado (Levítico 7:13).


Os pães asmos no Novo Testamento


O Novo Testamento traz referências aos pães asmo sempre em conexão com a Páscoa e os sete dias de celebração onde somente esse tipo de pão poderia ser consumido pelos israelitas. A Santa Ceia do Senhor foi instituída por Jesus durante a celebração da Páscoa. Então naquela ocasião, obviamente foi usado por Ele o pão asmo. Isso tem feito com que muitas comunidades cristãs prefiram usar apenas pães asmos na Ceia.


Por fim, o apóstolo Paulo lança mão do simbolismo dos pães asmos para traçar um paralelo com a pureza da vida cristã. Os crentes não devem ter uma vida caracterizada pelo fermento da maldade e da malícia; mas pelos “asmos da sinceridade e da verdade” (1 Coríntios 5:8).



Ir para o topo Ir para baixo
 
Pães Ázimos na Bíblia 2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Es - Pastor, na Bíblia
»  Pentecostes na Bíblia 4
» Trombetas na Bíblia 5
» Dia da Expiação na Bíblia 6
» Tabernáculos na Bíblia 7

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: -ESC :: Celebrações-
Ir para: