FÓRUM

InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
Salmo 27 introdução Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

Salmo 27 introdução

Ir para baixo 
AutorMensagem
Siquem
Siquem
Membro do Fórum

Salmo 27 introdução Empty
MensagemAssunto: Salmo 27 introdução   Salmo 27 introdução Icon_minitimeQua 14 Fev - 11:28

Salmo 27 introdução KQQ7eAr

Confiança e Compromisso com Deus

Salmo 27 Estudo

A importância de conhecer, e entender o Salmo 27 está na ligação, que esse tem com o caminho percorrido por Jesus quando estava para ser crucificado.

Nesse contexto, em vários momentos o clamor feito por Davi a Deus, foi o mesmo de Jesus em seu Caminho ao Calvário.

Do mesmo modo que o Rei Davi possuía a convicção de sua salvação por meio de Deus, assim tinha o Filho Bendito em sua ressurreição através do Pai.

Assim, é interessante entender esses pontos de conexão entre essas passagens na Bíblia, e é exatamente isso que iremos fazer neste estudo do Salmo 27. Além disso, outro capitulo que também faz paralelo ao clamor de Davi e o de Jesus é o salmo 26.

A Coerência de Davi

A confiança no socorro Divino sempre fez parte da vida do rei Davi, desde quando ele era ainda um pastor da casa de seu pai, a sua fé era notável em todos os salmos produzidos.

Outro ponto de coerência era que todas as coisas que aconteciam na vida de Davi, levavam ele a estabelecer louvor e honra a Deus. O rei Davi apesar de todos os pecados cometidos ainda foi chamado de “homem segundo o coração de Deus".

Isso porque, apesar de suas falhas, ele tinha plena confiança em Deus, e ao se arrepender nunca mais voltava a cometer o mesmo erro.

Fica evidente que o estudo de Salmos é crucial para todos os cristãos, pois assim como Davi, falhamos e erramos, mas precisamos ter a convicção de que o Redentor pode nos redimir de nossos pecados, se tivermos fé nele

Salmo 27 Estudo Completo

Abaixo é feito uma análise detalhada de cada versículo de forma simples, mas profunda, com o objetivo de torna as escrituras acessíveis ao entendimento.

(Salmo 27:1) Confiança plena na salvação

1. ¹ O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?

A quem temerei? Davi durante o seu reinado teve que enfrentar vários adversários, e muito deles eram mais poderosos que o seu exército.

No entanto, Davi encontrava solução e socorro no Senhor dos Exércitos, aquele que nunca perdeu uma batalha, e em virtude dessa fé ele não receava inimigo algum.

Em paralelo a esse contexto, essa suplica também representa Cristo Jesus no Jardim do Getsêmani, que mesmo em meio a escuridão o seu coração se regozijou em sua fé.

(Salmo 27:2) Inimigos frustrados

1. ² Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

A vitória é certa: Aos olhos naturais, as chances de vitória eram mínimas, os inimigos de Davi sempre foram muitos, e o seu reinado foi caracterizado por várias guerras.

Mas o inesperado ocorria, pois quem guerreava e batalhava pelo rei, era o Criador. E assim aqueles que perseguiam eram frustrados.

Esse versículo também corresponde quando os montões de pessoas chegaram para prenderem Jesus, e ele ao declarar quem era, esses caíram por terra.

(Salmo 27:3) Fé inabalável diante das situações difíceis

1. ³ Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.

Plenitude em meio ao caos: Essa era uma virtude encontrada em Davi, de se manter estável mesmo em um cenário caótico.

É possível perceber que durante os versículos a situação vai gradativamente se agravando, e mesmo assim o posicionamento de Davi não muda, a confiança dele no Altíssimo continua a mesma. Essa confiança que Davi tinha também pode ser reconhecida em Jesus pelo Pai.

(Salmo 27:4) A contemplação do Senhor

1. ⁴ Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.

O poder de contemplar a Deus: Davi sabia que existia muito poder em contemplar a formosura de Deus, e como estar perto pode ser a solução para muitas guerras e batalhas.

Essa mesma contemplação foi a que Jesus teve quando estava sendo crucificado, o seu olhar permaneceu firme no céu, mostrando dessa forma que permanecer olhando para Deus nos ajuda a vencer até mesmo a morte.

(Salmo 27:5) Refúgio para as adversidades

1. ⁵ Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.

Cristo é esconderijo nos dias maus: A rocha é retratada na Bíblia como o próprio Deus, e ele é socorro e abrigo para aqueles que confiam.

E é nesse contexto que Davi pode ser inserido, de plena confiança em Deus, ao ponto de conseguir esconde-lo da adversidade.

(Salmo 27:6) Exaltação diante dos inimigos

1. ⁶ Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.

A certeza da vitória sobre os inimigos: Davi já comemorava a vitória sobre seus inimigos e oferecia honra ao Criador, mesmo quando os seus adversários estavam ao seu redor.

O mesmo posicionamento pode ser visto quando Jesus estava a caminho do Calvário, e mesmo estando rodeado por seus inimigos, glorificou o Pai, por duas vezes. E tanto Jesus, como Davi, foram exaltados por Deus diante daqueles que os perseguiam.

(Salmo 27:7) Súplicas ao Salvador

1. ⁷ Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.

Pedido de socorro: Nesse momento o rei clama para ser ouvido, e deseja por piedade e resposta.

Esse momento pode ser relacionado com o de Cristo Jesus, quando foi abandonado por seus discípulos e clamou pelo seu Pai. Além disso, esse versículo tem um contexto semelhante ao estudo do salmo 28, no qual é uma súplica.

(Salmo 27:8) Olhar para a face de Deus

1. ⁸ Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.

A importância da intimidade: Nesse momento só a intimidade com Cristo, o olhar para Deus podia trazer socorro para Davi, por isso a instrução que ele recebe é a de olhar para a face de Deus, e assim ele se dispõe a obedecer.

(Salmo 27:9) Temor de ser rejeitado

1. ⁹ Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.

Dependência da ajuda Divina: Davi tinha temor de Deus se ausentar dele, e de ser rejeitado, pois sabe que a ajuda divina foi o que o livrou da mão de seus inimigos.

Jesus quando já estava crucificado faz uma oração parecida, pedindo para o seu Pai não o abandonar.

(Salmo 27:10) Amor infalível

1. ¹⁰ Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.

O amor perfeito em Deus: Ainda que o amor terreno mais forte, que é o amor de um pai e uma mãe para com o filho, falhe, o do Altíssimo não desampara e por isso esse amor não é débil com o do ser humano.

(Salmo 27:11) Caminho de salvação

1. ¹¹ Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.

O caminho do Senhor: Davi mostra nesse versículo, que uma forma de escapar dos inimigos é sendo guiado pelo caminho que Deus ensina. Esse caminho várias vezes é citado nos salmos como vereda direita.

(Salmo 27:12) Súplicas para não ser entregue ao inimigo

1. ¹² Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.

Esperança na justiça infalível: Era essa confiança que o rei tinha no Deus Vivo, e ao apresentar os seus adversários com as injustiças que eles cometiam, esperava que fosse alcançado pela bondade e misericórdia, mas também a justiça do alto.

(Salmo 27:13) Enxergando a bondade do Senhor no mundo

1. ¹³ Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes.

Fé para enxergar a bondade: Mesmo no contexto que Davi vivia, de muita guerra durante o seu reinado, ele não deixou de crer na bondade de Deus na terra dos viventes. E sem dúvidas, ele teria sido tomado por medos e angústias se não tivesse adotado esse tipo de postura.

O mesmo comportamento foi adotado por Jesus antes de sua morte, pois esse mesmo em meio a grande sofrimento perdoo aqueles que o acusavam.

(Salmo 27:14) O segredo de esperar em Deus

1. ¹⁴ Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.

Esperar em Deus: Esse era um dos grandes segredos do Rei Davi, se animar e esperar no socorro de Deus, e dessa forma ele era fortalecido, meio em meio as tribulações.

Salmo 27 introdução 2764
Ir para o topo Ir para baixo

Salmo 27 introdução
Ir para o topo 
Página 1 de 1