FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 O livro de Provérbios Ep18

Ir para baixo 
AutorMensagem
Joao
Joao
Moderador



O livro de Provérbios Ep18 Empty
MensagemAssunto: O livro de Provérbios Ep18   O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeQua 26 maio - 12:01

O livro de Provérbios Ep18 OidHgfw

Introdução ao Livro de Provérbios



Por que estudar esse livro?


O livro de Provérbios contém muitas afirmações breves, porém de grande sabedoria, sobre como levar uma vida pautada por princípios divinos. Embora o livro tenha sido escrito na antiga Israel, suas mensagens podem ser aplicadas ainda hoje no mundo moderno. Ao estudar esse livro, os alunos vão aprender a sabedoria que vai ajudá-los a aproximar-se do Senhor.


Quem escreveu esse livro?


Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” ( Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; ). Contudo, embora Salomão seja considerado o autor de muitos dos provérbios, é melhor ver o livro de Provérbios como uma biblioteca da sabedoria dos israelitas. Parte de seu conteúdo é profundamente espiritual, ao passo que outros trechos “não vão muito além da sabedoria do mundo. No entanto, uma ideia que permeia todo o livro é a de que ‘o temor do Senhor é o início do conhecimento’ (1:7; 9:10)” .


Quando e onde foi escrito?


Não sabemos exatamente quando ou onde foi escrito o livro de Provérbios, mas acredita-se tradicionalmente que a compilação inicial de Provérbios tenha ocorrido durante o reinado de Salomão em Jerusalém, entre 1015 a.C. e 975 a.C. É provável que muitos provérbios surgiram de tradições orais existentes antes mesmo da época de Salomão. Além disso, alguns provérbios foram acrescentados após a época de Salomão: os capítulos 25–29 foram acrescentados nos dias do rei Ezequias de Judá (ver Provérbios 25:1). Não se sabe quando o livro chegou a seu formato final.


Quais são algumas características marcantes desse livro?


O livro de Provérbios foi escrito como poesia e emprega muitas técnicas comuns à poesia hebraica — imagens vívidas, paralelismo e outros recursos literários — para guiar o leitor em sua busca de sabedoria. Os versículos introdutórios do livro expressam este tema central: “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento (…), [mas] os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1:5, 7).


A sabedoria contida no livro de Provérbios abrange praticamente todos os aspectos da vida. Os provérbios abordam tanto as peculiaridades da natureza humana quanto a conduta básica de uma pessoa íntegra e o relacionamento adequado entre o homem e Deus. Como os provérbios tratam de assuntos tão variados, muitas vezes um versículo do livro não tem nenhuma ligação com os versículos anteriores ou posteriores a ele. Contudo, os leitores podem encontrar em Provérbios muitas passagens simples, bem-humoradas, profundas e belas. Uma passagem muito conhecida descreve ternamente os atributos da mulher íntegra e declara que ela é muito mais preciosa que rubis (ver Provérbios 31:10–31).


Resumo


  • Provérbios 1–9 Esses provérbios contêm um convite poético para o leitor procurar e adquirir a verdadeira sabedoria. Expõem a natureza do conhecimento, o significado da vida e o caminho do sucesso.


  • Provérbios 10–24 Esses provérbios contêm muitos ditados curtos sobre maneiras corretas e incorretas de viver. Oferecem conselhos práticos sobre a vida familiar, o controle da ira, os perigos do orgulho e vários outros assuntos.


  • Provérbios 25–29 Esses provérbios falam sobre a liderança justa, o dever das pessoas de ajudar os pobres e o valor da sabedoria na vida diária.


  • Provérbios 30–31 As palavras de Agur e do rei Lemuel encerram o livro. Agur indica ao leitor que “toda a palavra de Deus é pura” (Provérbios 30:5) e fala dos perigos da hipocrisia. O rei Lemuel recita as palavras de sua mãe com advertências sobre as bebidas fortes. A mulher virtuosa tem mais valor que as riquezas deste mundo. Ela reverencia o Senhor e é diligente, generosa, sábia e bondosa.



  1. Lição 113: Provérbios 1–9

    Lição 114: Provérbios 10–31



Introdução v1

O livro de Provérbios é uma coletânea de escritos curtos que expressam verdades sobre a vida, a natureza humana e as consequências de comportamentos retos e iníquos. Esta lição fornece sugestões didáticas para alguns provérbios que se encontram em Provérbios 1–9 a respeito da importância de buscar sabedoria e confiar no Senhor.


Introdução v2

Provérbios 10–31 ensina a sabedoria de buscar a retidão e a virtude e fala da insensatez de seguir os preceitos do mundo. O livro de Provérbios termina com um poema sobre as características da mulher virtuosa cujo “valor muito excede ao de rubis” (Provérbios 31:10).





Que a paz esteja convosco.
Ir para o topo Ir para baixo
Joao
Joao
Moderador



O livro de Provérbios Ep18 Empty
MensagemAssunto: Re: O livro de Provérbios Ep18   O livro de Provérbios Ep18 Icon_minitimeQua 26 maio - 12:05

Quem Escreveu o Livro de Provérbios?



O livro de Provérbios foi escrito por vários autores. Na verdade o livro de Provérbios é uma coleção de ditos procedentes de alguns homens sábios. Dentre eles, o autor mais conhecido é o rei Salomão.


O livro de Provérbios destaca que Deus é a fonte de toda sabedoria. Em si mesmo, o homem é ignorante, a menos que aprenda da sabedoria divina sendo reverente a Deus. A forma com que a sabedoria é retratada nesse livro também aponta para Cristo, a encarnação da sabedoria de Deus (1 Coríntios 1:24,30; Colossenses 2:2,3).


Quando o livro de Provérbios foi escrito?


Provavelmente o livro de Provérbios foi escrito ao longo de aproximadamente 300 anos. O período mais provável é entre 960 e 686 a.C. Essas datas são sugeridas com base nos reinados de dois dos homens citados no livro. O rei Salomão começou a reinar em cerca de 970 a.C.


Já o rei Ezequias mencionado no capítulo 25, reinou até 686 a.C. Isso indica que todos os provérbios presentes no livro parece que foram compostos antes da queda de Jerusalém e o consequente exílio babilônico no tempo do rei Nabucodonosor. Todavia, não é possível afirmar quando o livro alcançou sua forma atual tal qual se encontra no Cânon Bíblico.


Quem foram os autores do livro de Provérbios?


Talvez não seja possível identificar com exatidão todos os autores de Provérbios, mas o próprio livro menciona o nome de alguns deles:


Salomão


O rei Salomão é o primeiro autor a ser mencionado. Seu nome aparece em três passagens (Provérbios 1:1; 10:1; 25:1). Alguns estudiosos argumentam que talvez os provérbios atribuídos a Salomão foram, na verdade, escritos por outros autores. Esses sábios desconhecidos apenas teriam utilizados o nome de Salomão.


Obviamente Salomão não escreveu o livro inteiro, mas há boas razões para aceitar que ele tenha sido o autor da maior parte dos provérbios entre os capítulos 1 e 24. Através da compilação de Ezequias, os provérbios dos capítulos 25 a 29 também podem ser atribuídos a ele. Muitos estudiosos concordam que tanto a influência indireta de Salomão sobre o livro de Provérbios, quanto sua autoria direta de grande parte do material do livro, é incontestável.


Além de seu nome aparecer no livro, a própria Bíblia declara que o rei Salomão escreveu muitos provérbios (1 Reis 4:29-34). Essa informação está de acordo com o testemunho bíblico acerca da sabedoria singular que ele recebeu de Deus (1 Reis 3:5-14; 4:29-34; 5:7,12; etc.).


Agur


A autoria do capítulo 30 é atribuída a Agur, filho de Jaque. Além dessa breve informação, nada se sabe sobre quem teria sido esse mestre sábio. Seus provérbios destacam que o homem não possui sabedoria de si mesmo, mas que a verdadeira sabedoria tem origem em Deus.


Lemuel


Já o capítulo 31 é atribuído ao rei Lemuel. Não há na Bíblia, ou mesmo na literatura de Israel, algum registro de um rei com esse nome. Por conta disto os estudiosos têm defendido que talvez esse sábio fosse um prosélito da fé judaica.


Além disso, analisando os provérbios de Lemuel é possível notar certas semelhanças de estilo com a literatura sapiencial babilônica e egípcia. O ponto central de seus ditos é a preparação de governantes para desempenhar seus deveres de forma sábia e justa. É possível também que o nome Lemuel seja uma forma extensa do nome Lael, que significa “dedicado a Deus” (cf. Números 3:24).


Ezequias


O livro também informa que Ezequias mandou transcrever certos provérbios de Salomão (Provérbios 25:1). Não é possível dizer exatamente como ocorreu essa compilação. Não se sabe se houve alguma adaptação, e se no meio dessa seção (capítulos 25-29) há algum provérbio de autoria do próprio Ezequias.



Ir para o topo Ir para baixo
 
O livro de Provérbios Ep18
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O livro de Juízes Ep7
» O livro de Rute Ep8
» O livro de Samuel 1, 2. Ep9
» O livro de Números Ep4
» O livro de Gênesis Ep1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: ESTUDOS :: Novo testamento :: Antigo testamento-
Ir para: