Introdução do Livro de Joel
Autor do Livro de JoelO profeta Joel não pode ser identificado com nenhuma de outras 12 pessoas do Antigo Testamento que levam o mesmo nome. Só é mencionado nos livros de Joel e de Atos (At 2, 16). As lendas extrabíblicas a respeito dele não convencem.
Seu pai, Petuel (1.1), também é desconhecido. A julgar pela preocupação com Judá e com Jerusalém (2.32; 3.1,6,8, 16-20), parece provável que morasse na região.
Data do Livro de JoelO livro não contém referência a acontecimentos históricos que possam ser identificados, mas há argumentos sólidos que permitem ligar sua composição ao século IX A.C. Muitos intérpretes, no entanto, atribuem ao livro datas tardias, mesmo no período pós-exílico (século VI), depois de Ageu e de
Zacarias.
Seja como for, sua mensagem não é alterada de modo relevante em razão da data.
Mensagem do Livro JoelO Livro de Joel enxerga a intensa praga de gafanhotos e a seca severa que devastaram Judá como precursores do “
grande e terrível do SENHOR” (2.31). (Os gafanhotos que menciona em 1.4 e em 2.25 são mais bem entendidos literalmente , e não como representação alegórica dos babilônios, dos medo-persas, dos gregos e dos romanos – sustentada por alguns intérpretes).
Diante dessa crise, conclama todos ao arrependimento: velhos e jovens (1,2,3), bêbados (1.5), agricultores (1.11) e sacerdotes (1.13). Refere aos gafanhotos como exército do SENHOR e vê na chegada deles uma lembrança de que o dia do SENHOR está próxima.
Não manifesta a crença popular de que esse dia será de juízo contra as nações, mas de livramento e de bênção para Israel. Pelo contrário – junto com Isaías (2.10-21), Jeremias (4.6), Amós (5.18-20) e Sofonias (1.7-18) -, refere-se a esse dia como dia de castigo também para o infiel Israel. A restauração e a bênção virão somente depois do juízo e do arrependimento.
Resumo
- Joel 1 Joel descreve um desastre natural causado por uma praga de gafanhotos. Ele pede ao povo que jejue e se reúna no templo para uma assembleia solene, para rogar ao Senhor que os salve.
- Joel 2 Joel descreve o “dia do Senhor” e a guerra e a desolação que o acompanharão, e então pergunta: “Quem o poderá suportar?” (Joel 2:11.) O Senhor responde dizendo ao povo que se volte a Ele de todo o coração. Joel profetiza algumas bênçãos que o Senhor concederá a Seu povo nos últimos dias.
- Joel 3 Joel profetiza sobre os últimos dias e afirma que todo país do mundo estará em guerra pouco antes da Segunda Vinda. O Senhor habitará com Seu povo quando Ele vier novamente.
Lição 149: Joel
Introdução
Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne. Joel previu uma grande batalha que acontecerá nos últimos dias.