FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
A História de Lia e Diná Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 A História de Lia e Diná

Ir para baixo 
AutorMensagem
Sergio
Sergio
Moderador



A História de Lia e Diná Empty
MensagemAssunto: A História de Lia e Diná   A História de Lia e Diná Icon_minitimeTer 27 Jul - 10:08

A História de Lia e Diná BlhGDrH

Quem Foi Lia? A História de Lia na Bíblia



Lia foi a primeira esposa de Jacó. Ela era filha de Labão e irmã mais velha de Raquel, a segunda esposa de Jacó. A história de Lia está registrada no livro de Gênesis (Gênesis 29-49). Dependendo da tradução bíblica, Lia também é chamada de Lea ou Léia. Seu nome vem do hebraico le’ah, que provavelmente significa “vaca selvagem”.


A Bíblia não diz absolutamente nada sobre a mãe de Lia ou qualquer outra informação anterior a chegada de Jacó em Harã. Lia apenas é descrita na Bíblia como uma mulher de olhos tenros. Já sua irmã, Raquel, é descrita como tendo um belo semblante, uma mulher formosa à vista (Gênesis 29:17).


O casamento de Lia com Jacó


A história de Lia ficou conhecida especialmente por conta do episódio envolvendo seu casamento. Quando Jacó precisou fugir da cólera de Esaú, ele foi para Harã, onde ficou hospedado na casa de seu tio, Labão.


Assim que chegou a Harã, Jacó conheceu sua prima Raquel, por quem logo se apaixonou. Pretendendo se casar com Raquel, ele firmou um acordo com Labão para viabilizar o casamento. Ficou acordado que Jacó trabalharia para Labão durante um período de sete anos. No fim desse período ele receberia o direito de se casar com Raquel.


Mas depois dos sete anos de trabalho, Labão enganou Jacó. Ele armou um plano no qual Jacó acabou se casando pensando piamente que sua esposa seria Raquel. Apenas na manhã seguinte ao dia do casamento Jacó percebeu que havia tomado Lia por mulher.


Quando foi tirar satisfação com seu tio e sogro, Jacó escutou de Labão que naquelas terras a filha mais nova jamais deveria se casar antes da filha mais velha. Então um novo acordo foi feito de sete anos de trabalho para que Jacó pudesse se casar com Raquel.


A vida familiar de Lia


A vida familiar de Jacó, Lia e Raquel foi um tanto quanto conturbada por causa da rivalidade entre as duas irmãs que disputavam o amor e a atenção do mesmo marido. Mas a Bíblia deixa claro que Lia jamais foi a esposa preferida. Na verdade Jacó a desprezava. Então o texto bíblico diz que Deus abriu a madre de Lia, enquanto Raquel permaneceu estéril durante muito tempo. O desespero de Lia pela aceitação de seu marido fica evidente no nascimento de cada um de seus filhos (Gênesis 29-30).


Lia foi mãe de seis filhos e uma filha. São eles: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom e Diná. Conforme um antigo costume da época, através de sua serva Zilpa, nasceram Gate e Aser.


Quando Lia morreu, ela foi sepultada no tumulo da família de Jacó em Macpela, Hebrom. Isto aconteceu antes da imigração de Jacó para o Egito durante o período de escassez (Gênesis 49:31). Depois Lia é citada no livro de Rute ao lado de Raquel como uma das edificadoras da casa de Israel (Rute 4:11).



Ir para o topo Ir para baixo
Sergio
Sergio
Moderador



A História de Lia e Diná Empty
MensagemAssunto: Re: A História de Lia e Diná   A História de Lia e Diná Icon_minitimeTer 27 Jul - 10:09

Quem Foi Diná, Filha de Jacó?



Diná foi a filha de Jacó com sua esposa Lia. A história de Diná na Bíblia ficou conhecida por causa de uma tragédia. Infelizmente Diná foi violentada por um príncipe cananeu, e depois dois de seus irmãos acabaram promovendo um massacre com o objetivo de vingá-la.


Diná é menciona na Bíblia no livro de Gênesis, no Antigo Testamento (Gênesis 34). O significado do nome Diná é incerto, pois diferentes grupos semitas usavam nomes semelhantes a esse. Mas muitos intérpretes observam que em acadiano o nome Diná provavelmente significa “julgada”, derivando da raiz para “justo” e “justiça”.


A história de Diná na Bíblia


A Bíblia diz que quando Jacó estava habitando perto de Siquém, Diná saiu para visitar as mulheres daquela localidade. Pelo contexto da narrativa bíblica, parece que Diná estava andando desacompanhada (Gênesis 34).


Então um príncipe daquela terra por nome de Siquém, filho do heveu Hamor, viu Diná e ficou atraído por ela. Numa atitude covarde e hedionda, Siquém forçou Diná a ter relação com ele, deixando-a humilhada.


Mas depois de ter tido relação sem o consentimento de Diná, parece que Siquém acabou se apaixonando por ela. Consequentemente, o jovem recorreu a seu pai para que ele falasse com Jacó, o pai de Diná, a fim de que ele pudesse se casar com a moça.


Em seguida, o texto bíblico diz que Jacó recebeu com silêncio a notícia de que Diná havia sido violentada, e esperou por seus filhos que estavam no campo. Quando então os filhos de Jacó souberam o que tinha ocorrido com Diná, eles ficaram indignados com o que Siquém havia feito a ela.


No entanto, o pai de Siquém propôs que o jovem se casasse com Diná oferecendo o dote apropriado de acordo com os costumes da época, e ainda sugeriu que as duas famílias se misturassem através de casamentos.


Essa proposta, claro, também favorecia muito os siquemitas que teriam nos filhos de Israel os seus aliados íntimos. Contudo, isso representava um grande perigo, pois fatalmente faria com que o povo da aliança, os descentes de Abraão, se misturassem com os cananeus.


A vingança por Diná


Os filhos de Jacó escutaram as palavras de Hamor, pai de Siquém, e fingiram se interessar por sua proposta. Mas de forma muito astuta, os filhos de Jacó impuseram como condição para aquele acordo a circuncisão de todos os homens siquemitas.


Prontamente Hamor e Siquém concordaram com a exigência dos filhos de Jacó. Sem demora, Hamor e Siquém reuniram os homens de sua cidade e falaram a eles a condição imposta pelos filhos de Jacó. Além disso, eles também explicaram aos siquemitas os benefícios sociais e econômicos que aquela união iria proporcionar a todos.


Então os homens daquela cidade concordaram com proposta dos filhos de Jacó, e todos eles foram circuncidados. Mas ao terceiro dia, quando os homens estavam experimentando a maior debilidade por conta da dor do ferimento da circuncisão, Simeão e Levi, dois dos irmãos de Diná, invadiram a cidade dos siquemitas com suas pesadas espadas de ferro, e mataram ao fio da espada todos os homens da cidade, incluindo o príncipe Siquém e seu pai, Hamor.


Em seguida, os filhos de Jacó tomaram a Diná da casa de Siquém e foram embora. Nesse ponto muitos comentaristas afirmam que provavelmente àquela altura Diná já havia se casado com Siquém, pois ela foi tirada de sua casa.


Além disso, os filhos de Jacó ainda saquearam a vila dos siquemitas e se apropriaram de todos os bens daquele lugar. Eles também levaram como prisioneiros as mulheres e as crianças da cidade.


Quando Jacó soube a respeito do que seus filhos tinham feito, ele ficou profundamente preocupado. Jacó reprovou aquela atitude inconsequente que colocou toda sua família numa posição de hostilidade diante dos cananeus. Para Jacó, o massacre promovido por Simeão e Levi foi injustificável; mesmo diante do fato de Siquém ter cometido um crime hediondo contra Diná.


Inclusive, antes de morrer Jacó condenou a atitude de seus dois filhos, e acabou amaldiçoando Simeão e Levi em sua bênção final (Gênesis 49:5-7). Depois desse triste episódio, nada mais se sabe sobre o que aconteceu com Diná.



Ir para o topo Ir para baixo
 
A História de Lia e Diná
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A História de Ló
» A História de Noé e Sem
» A História de Jetro e Hur
» A História de Corá
» A História de Zipora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: -ESC :: Personagens Bíblicos-
Ir para: