FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
A História de Jetro e Hur Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 A História de Jetro e Hur

Ir para baixo 
AutorMensagem
Sergio
Sergio
Moderador



A História de Jetro e Hur Empty
MensagemAssunto: A História de Jetro e Hur   A História de Jetro e Hur Icon_minitimeSeg 22 Nov - 13:19

A História de Jetro e Hur KJ7MwQv

Quem foi Jetro (Reuel)? O Sogro de Moisés



Jetro foi o sogro de Moisés. Ele também é chamado na Bíblia de Reuel (Êxodo 2:18). Jetro era um sacerdote entre os nômades midianitas. O pouco que se sabe sobre a história de Jetro está registrado no livro de Êxodo.


É possível que o nome Jetro signifique “preeminência”. Já o nome Reuel significa “amigo de Deus”. Muito já foi discutido sobre a variação do nome do sogro de Moisés. Não há dúvida de que o sogro de Moisés de fato é chamado por esses dois nomes. Então parece que Jetro e Reuel eram nomes variantes, ou um desses nomes pode ter sido um nome de clã.


A história de Jetro


Jetro era pai de Zípora, a esposa de Moisés. Ele era pai de sete filhas. Jetro morava em Midiã, nas proximidades do Monte Sinai. Por ser midianita, Jetro era descendente de Abraão por parte de Quetura (cf. Gênesis 25:1,2).


Jetro acolheu Moisés durante quarenta anos (cf. Atos 7:29,30). Foi nesse período que o legislador hebreu casou-se com Zípora e deu a Jetro dois netos: Gérson e Eliezer. Num dia, enquanto cuidava dos rebanhos de Jetro, Deus chamou Moisés se revelando através de uma sarça ardente (Êxodo 3).


Após a convocação divina, Moisés comunicou seu sogro Jetro que iria partir de volta ao Egito. Com o consentimento de Jetro, Moisés saiu acompanhado de Zípora e seus filhos. Mas por um motivo misterioso Moisés enviou sua família novamente à casa de Jetro (Êxodo 4:18-26; cf. 18:2).


É possível que talvez essa atitude de Moisés tivesse o objetivo de proteger sua família durante o êxodo dos israelitas do Egito. Essa hipótese se harmoniza com a informação de que quando Moisés chegou com os israelitas perto do Monte Sinai, Jetro lhe trouxe sua esposa e filhos (Êxodo 18:1-6).


Jetro e Moisés


Moisés recebeu seu sogro cordialmente e lhe contou tudo o que havia acontecido durante a saída dos israelitas do Egito. Então Jetro se alegrou muito louvou ao Senhor pelo grande livramento concedido ao povo de Israel. Na sequência, o texto bíblico diz que Jetro ofereceu sacrifícios a Deus. Naquela ocasião, Arão, e os demais anciãos de Israel, se reuniram com o sogro de Moisés (Êxodo 18:7-12).


Jetro também aconselhou Moisés de forma notável acerca de como ele deveria conduzir sua liderança sobre o povo de Israel. A Bíblia diz que Moisés acatou o conselho de seu sogro e fez tudo conforme ele havia dito (Êxodo 18:13-26). Depois disso Jetro retornou à sua terra (Êxodo 18:27).


Após esse episódio Jetro é citado mais uma vez em Números 10:29, como sendo o pai de Hobabe. O cunhado de Moisés foi persuadido a se juntar aos israelitas.


Com base no texto hebraico, alguns intérpretes sugerem que talvez Hobabe não fosse exatamente filho de Jetro. Ele poderia ser desde o próprio Jetro designado por mais uma variação de nome, ou até um de seus netos. Seja como for, certamente Hobabe era um parente de Moisés e a interpretação mais aceita é a de que ele realmente era filho de Jetro. Parece que os descendentes de Jetro, sogro de Moisés, conviveram com os israelitas após a conquista de Canaã (cf. Juízes 1:16; 4:11).



Ir para o topo Ir para baixo
Sergio
Sergio
Moderador



A História de Jetro e Hur Empty
MensagemAssunto: Re: A História de Jetro e Hur   A História de Jetro e Hur Icon_minitimeSeg 22 Nov - 13:20

Quem foi Hur na Bíblia?



Hur é conhecido na Bíblia por ter sido o homem que, juntamente com Arão, sustentou as mãos de Moisés erguidas na batalha de Refidim. Mas quando se fala em que foi Hur, é preciso considerar que mais de um personagem bíblico é citado com esse mesmo nome.


O significado do nome Hur é incerto. Há quem defenda que Hur significa “livre” ou “nobre”. A origem desse nome também é debatida. Alguns intérpretes sugerem que o nome Hur tenha origem egípcia. Outros acreditam que a raiz desse nome esteja no acádio huru, que significa “criança”. Por fim, há aqueles que sugerem que esse nome se trata de uma abreviação do nome Asur.


Hur, auxiliar de Moisés


Hur era um israelita de destaque na época da peregrinação do povo de Israel pelo deserto. Ele é mencionado de forma proeminente no episódio da batalha em Refidim. Naquela ocasião os israelitas tinham travado uma guerra contra os saqueadores amalequitas (Êxodo 17:10,12).


Então Hur e Arão mantiveram as mãos de Moisés levantadas até o fim do dia, enquanto Josué liderou a vitória dos israelitas sobre o exército inimigo. Naquela ocasião, quando Moisés abaixava sua mão, o povo de Amaleque castigava os israelitas. Mas quando sua mão estava levantada, o povo de Israel prevalecia.


Quando Moisés subiu ao Monte Sinai para receber os Dez Mandamentos, ele precisou se ausentar durante um tempo de entre o povo de Israel. Então Hur auxiliou Arão, irmão de Moisés, a liderar os hebreus temporariamente (Êxodo 24:14).


Outras pessoas com o nome de Hur na Bíblia


A Bíblia menciona outros homens que tiveram esse mesmo nome. O primeiro deles era um descendente de Judá por meio de Perez, filho de Calebe e Efrata. Esse Hur foi um ancestral de Bezalel, o artífice (Êxodo 31:2; 35:30; 1 Crônicas 2:19,20).


Há estudiosos que defendem que ele é a pessoa também citada em 1 Crônicas 4:4 como o “primogênito de Efrata, pai de Belém”, mas outros afirmam que se tratam de duas pessoas diferentes. Se ele realmente for a pessoa mencionada em 1 Crônicas 4:4, então seu nome pode ter sido aplicado para designar uma tribo, como os hurrianos ou horeus.


Alguns intérpretes também acreditam que talvez seja possível que esse Hur seja o mesmo citado como auxiliar de Moisés. Algumas tradições também dizem que ele pode ter sido marido de Miriã. No entanto, não há nenhuma informação bíblica sobre isso.


Um dos cinco reis de Midiã que foram mortos pelos israelitas também se chamava Hur. Na guerra que lhe custou sua vida, o profeta Baalão também foi morto. Depois da vitória, os hebreus ficaram com os rebanhos dos midianitas e levaram cativas as suas mulheres (Números 31:8; Josué 13:21).


Nos dias do rei Salomão, o pai de um de seus oficiais se chamava Hur (1 Reis 4:8). O nome do oficial, que era encarregado do distrito de Efraim, não é mencionado. Por isso em algumas versões ele é chamado de Ben-Hur, uma transliteração do hebraico que significa “filho de Hur”. A última pessoa mencionada na Bíblia com esse nome foi o pai de Refaías, que ajudou a reconstruir os muros de Jerusalém depois do exílio na Babilônia (Neemias 3:9).



Ir para o topo Ir para baixo
 
A História de Jetro e Hur
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A História de Noé e Sem
» A História de Ló
» A História de Jafé e Cam
» A História de Corá
» A História de Lia e Diná

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: -ESC :: Personagens Bíblicos-
Ir para: