FÓRUM


 
InícioÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 

 


Rechercher Pesquisa avançada
Palavras-chaves
Últimos assuntos
» Salmo 34 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeQua 3 Abr - 12:47 por Siquem

» Salmo 33 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeTer 26 Mar - 13:56 por Siquem

» Salmo 32 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeTer 19 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 31 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeTer 12 Mar - 9:16 por Siquem

» Salmo 30 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeSeg 4 Mar - 11:38 por Siquem

» Salmo 29 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeTer 27 Fev - 12:58 por Siquem

» Salmo 28 introdução
O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeQua 21 Fev - 13:10 por Siquem

Mensagem para você
Jesus te ama!
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário

 

 O que é a Bíblia Sagrada?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Paulo
Paulo
Administrador



O que é a Bíblia Sagrada? Empty
MensagemAssunto: O que é a Bíblia Sagrada?   O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeQua 30 Dez - 11:27

O que é a Bíblia Sagrada? Y6RHwCe

Bíblia Sagrada?



A Bíblia é a Palavra de Deus revelada e registrada em uma coleção de livros escritos durante séculos. A Bíblia também é o livro mais lido no mundo. Porém, ela não é um livro comum. Os leitores da Bíblia precisam saber que ela possui duas naturezas: humana e divina.


A natureza humana da Bíblia significa que ela foi escrita por homens. Já sua natureza divina significa que apesar de ter sido escrita por homens, ela foi inspirada pelo próprio Deus. Assim, ela é a divina Palavra de Deus em todos os sentidos.


O significado da palavra “Bíblia”


A palavra Bíblia significa “livro”, e tem origem grega. É interessante notar que da forma com que esse termo é aplicado, ele transmite um sentido muito especial. Ele indica que entre milhões de livros existentes, apenas um tem importância e autoridade suficiente para ser chamado simplesmente de “O Livro”.


Antes de o termo “Bíblia” ser amplamente utilizado, essa coleção de livros era chamada mais frequentemente de “As Sagradas Escrituras”.


Quando a Bíblia foi escrita e quem a escreveu?


A coleção de livros que formam a Bíblia foi escrita por diversos autores num espaço de tempo que compreende entre 1.500 e 2.000 anos. Provavelmente os primeiros livros que foram escritos datam de aproximadamente 3.500 anos atrás. Já os últimos, foram escritos há cerca de 2.000 anos.


No entanto, a história registrada na Bíblia abrange um período muito maior. Ela recua à data mais remota possível, visto que ela narra a própria criação do mundo.


Quantos livros formam a Bíblia?


A Bíblia é formada originalmente por 66 livros aceitos como sendo inspirados por Deus. Esses 66 livros correspondem aos 39 livros do Antigo Testamento, e aos 27 livros do Novo Testamento.


Os livros do Antigo Testamento são os livros sagrados dos judeus escritos em hebraico. Apenas alguns pequenos trechos foram escritos em aramaico. Já os livros do Novo Testamento foram aqueles escritos escritos em grego já na era Cristã, depois do ministério de Cristo.


As Bíblias Católica e Ortodoxa possuem uma quantidade diferente de livros em relação à Bíblia Protestante. Isso ocorre porque tais tradições passaram a considerar e incluir ao Antigo Testamento alguns livros e textos que foram inclusos na Septuaginta. Porém, tais livros não aparecem no Canôn original do Antigo Testamento hebraico. Assim como os judeus, a Igreja Reforma não os considerou como inspirados.


No entanto, as Bíblias Católica e Ortodoxa também possuem os 66 livros que formam a Bíblia Protestante. Quanto à tradução dessas Bíblias, não há qualquer diferença realmente significativa.


Como os livros bíblicos estão organizados?


O Antigo Testamento conta a história do período antes de Cristo. Já o Novo Testamento registra os acontecimentos a partir do nascimento de Jesus. Os livros do Antigo e do Novo Testamento também são classificados por suas características e assuntos. A classificação é a seguinte:


  • 1 Pentateuco: são os cinco primeiros livros da Bíblia. Eles contam a origem de todas as coisas e a forma com que Deus escolheu para si um povo (de Gênesis a Deuteronômio).



  • 2 Livros Históricos: são os livros que registram, principalmente, a história do povo de Israel. Essa história é contada desde que eles chegaram à Terra Prometida (de Josué a Ester).



  • 3 Livros Poéticos: são os livros que contém poesias e uma coleção de diversos conselhos de sabedoria (de Jó a Cânticos dos Cânticos).



  • 4 Livros de Profecias: registram as mensagens dadas por Deus sobre o futuro de seu povo. Seus escritores foram homens que Ele escolheu como seus porta-vozes na terra (de Isaías a Malaquias).



  • 5 Evangelhos: já no Novo Testamento, esses livros narram a biografia e o ministério de Jesus (de Mateus a João).



  • 6 Livro Histórico do Novo Testamento: apenas um livro pertence a essa categoria: Atos dos Apóstolos. Esse livro registra os primeiros anos da Igreja Cristã. Ele informa em detalhes como o Evangelho foi propagado rapidamente pelo Oriente.



  • 7 Epístolas: são cartas escritas por líderes da Igreja. Esses homens foram levantados por Deus para ensinar a Igreja do Senhor. Essas cartas contêm as doutrinas fundamentais da fé Cristã (da Epístola de Romanos a Epístola de Judas).



  • 8 Livro de Profecia do Novo Testamento: nessa categoria se enquadra apenas o livro do Apocalipse escrito pelo apóstolo João. Esse livro contém uma série de revelações que João recebeu diretamente da parte de Cristo. Essas revelações são primordiais para a Igreja, independentemente de sua época.







O que a Bíblia realmente é?


Muito pode ser dito sobre o que é a Bíblia. Ao longo do tempo, ela teve sua circulação proibida. Ela sofreu diversas tentativas de homens que tentaram destruí-la. Também foi contestada por céticos e desprezada por muitos que acreditaram que seus dias estavam contados.


Muitas pessoas já afirmaram que devido a evolução cientifica, intelectual e tecnológica, chegaria o dia em que a Bíblia não passaria de um simples livro esquecido e sem qualquer valor espiritual. Apesar disso, a Bíblia permanece absoluta como o livro mais lido de todos os tempos. Suas características e propósitos continuam intactos. Resumidamente, podemos dizer que a Bíblia é:


1. A Bíblia é a única regra de fé e prática

Apenas a Bíblia Sagrada possui autoridade absoluta para nos revelar o modo com que devemos viver, de forma que possamos nos enquadrar nos preceitos divinos e agradar o nosso Deus. Na Bíblia encontramos a verdadeira sabedoria que molda nosso comportamento e nos conduz em nossas decisões.

Não é necessário ser um teólogo para poder compreender de forma bastante simples e esclarecida os pontos fundamentais da nossa fé. Através de uma leitura natural e atenciosa, qualquer leitor entenderá que o Deus revelado na Bíblia é o único e verdadeiro Deus, criador de todas as coisas. Também entenderá que apenas através de Cristo o homem pode ser salvo. Além disso terá ciência sobre quais são os mandamentos de Deus para que possamos viver uma vida que o agrade.


2. A Bíblia é totalmente inspirada por Deus

Tudo o que está registrado na Bíblia foi inspirado pelo Espírito de Deus. Isso significa que não há uma parte mais inspirada e outra menos inspirada. Mesmo a Bíblia contendo diversos autores, a fonte de todos eles foi o Espírito Santo. Assim, o próprio Deus é o Autor primário das Escrituras Sagradas.


3. A Bíblia é inerrante

A Bíblia é a verdade acima de qualquer suspeita. Apesar de ter sido escrita por homens falíveis, a Bíblia não possui qualquer erro ou contradição. Como ela foi inspirada por Deus, tudo aquilo que foi escrito nela pelos autores humanos teve a supervisão e a aprovação divina.

No entanto, a Bíblia também possui passagens difíceis que aparentemente podem soar até mesmo como possíveis contradições. Mas a dificuldade ou a falha na interpretação dessas passagens está em nós e não na Bíblia. Inclusive, tais dificuldade podem ser motivadas por alguns fatores, como por exemplo, possíveis problemas em algumas traduções bíblicas e copias que foram feitas ao longo dos tempos.


4. A Bíblia é a resposta para os grandes questionamentos da humanidade

Na Bíblia podemos encontrar a resposta para as grandes questões levantadas pelo homem durante toda sua existência. Por exemplo, a Bíblia responde quem somos, de onde viemos, quem criou todas as coisas, por que existimos, como devemos viver e para onde vamos.


5. A Bíblia é a revelação de Deus

Deus se revela de várias formas ao homem, seja pela criação ou mesmo pela consciência moral que todo ser humano possui. Mas é na Bíblia que encontramos a auto-revelação especial de Deus. É através das Escrituras que tomamos conhecimento de forma clara sobre seus mandamentos, sobre seus propósitos e sobre o plano redentor através do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.


6. A Bíblia é Cristocêntrica

Centenas de personagens bíblicos são citados nela, mas Jesus é o personagem central das Sagradas Escrituras. O Antigo Testamento aponta para sua vinda, e o Novo Testamento mostra o cumprimento do que foi predito no Antigo Testamento. O Novo Testamento descreve em detalhes o ministério do Filho de Deus na terra e a realidade de sua segunda vinda em breve.


7. A Bíblia é a informação clara, precisa e confiável acerca do futuro de todas as coisas

A Bíblia revela de forma incontestável como será a consumação de todas as coisas. Ela informa sobre a condenação eterna que aguarda os ímpios. Também revela as promessas de um futuro glorioso para aqueles que foram redimidos através da obra de Cristo na cruz do Calvário.

De tantas coisas que possamos dizer sobre o que é a Bíblia, tudo se resume na plena compreensão da verdade de que ela não apenas contém a Palavra de Deus, mas é a própria Palavra de Deus revelada a nós.





Fonte: Estiloadoracao

Autor: Daniel Conegero


Última edição por Paulo em Sáb 21 Ago - 20:53, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Título anterior: O Que é a Bíblia Sagrada?)
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo
Paulo
Administrador



O que é a Bíblia Sagrada? Empty
MensagemAssunto: Re: O que é a Bíblia Sagrada?   O que é a Bíblia Sagrada? Icon_minitimeQua 30 Dez - 11:43

Continuação



Quem Escreveu a Bíblia?


A Bíblia foi escrita por diversos autores que viveram em épocas diferentes num período aproximado de 1.500 anos. É difícil estipular um número exato, mas geralmente é aceito que pelo menos 40 pessoas diferentes escreveram a Bíblia. Todavia, todas essas pessoas têm em comum o fato de terem sido escolhidas por Deus para escreverem sua santa Palavra inspirada pelo Espírito Santo. Então isso faz do próprio Deus o verdadeiro autor das Escrituras.


Acredita-se que o primeiro livro da Bíblia a ser escrito data de aproximadamente 3.500 anos atrás. Já o último livro foi escrito há cerca de 2.000 anos, na era cristã.


Muitos dos homens que foram usados por Deus para escrever a Bíblia podem ser identificados através da própria Bíblia. Isso significa que muitos textos bíblicos trazem indicações sobre a identidade de seus autores. Há também aqueles escritores da Bíblia cuja a autoria é afirmada por antigas tradições. No entanto, de alguns escritores bíblicos é impossível descobrir sua identidade.


Por exemplo, dentre os livros dos quais não se sabe quem foi seu autor, destacam-se dois que aguçam a curiosidade de muita gente. A pergunta sobre quem escreveu o livro de Jó é uma das mais debatidas com relação ao Antigo Testamento; enquanto que a identidade do autor da Carta aos Hebreus é a mais misteriosa do Novo Testamento.


Também é interessante saber que muitos livros possuem apenas um autor. Mas existem livros bíblicos que foram escritos por vários autores. Além disso, há ainda autores que escreveram mais de um livro da Bíblia.


Quem são os escritores da Bíblia?


Para respondermos a pergunta sobre quem escreveu a Bíblia, obviamente iremos considerar apenas os autores conhecidos, cuja sua autoria seja amplamente aceita pela maioria dos estudiosos. Então os escritores da Bíblia são:


  • 1: Moisés: escreveu, ou pelo menos foi o autor principal, dos cinco primeiros livros da Bíblia. São eles: Gênesis, Êxodo, Números, Levítico, Deuteronômio. Além desses livros, Moisés também escreveu o Salmo 90.


    2: Davi: escreveu a maioria dos Salmos, sendo que 73 deles atribuem em seus títulos sua autoria ao rei Davi. Saiba mais sobre quem foram os autores do livro de Salmos.


    3: Salomão: um dos autores do livro de Salmos (pelo menos de dois Salmos, o Salmo 72 e o Salmo 127). Além disso, também é atribuída ao sábio rei Salomão a autoria principal dos livros de Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.


    4: Os profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Miqueias, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias: a todos esses são atribuídas as autorias dos livros do Antigo Testamento que trazem seus respectivos nomes.


    5: Mateus: é amplamente aceito que o apóstolo Mateus foi o autor do primeiro Evangelho no Novo Testamento.


    6: João Marcos: foi o autor do segundo Evangelho que leva seu nome.


    7: Lucas: o médico Lucas foi escreveu o terceiro Evangelho que leva seu nome. Ele também foi o escritor do livro de Atos dos Apóstolos. O livro de Atos é uma sequência natural do Evangelho de Lucas.


    8: João: é atribuído ao apóstolo João a autoria do quarto Evangelho, além de três epístolas e o último livro da Bíblia, o livro do Apocalipse.


    9: Paulo de Tarso: o apóstolo Paulo é o maior escritor do Novo Testamento. Ele escreveu 13 epístolas ao todo.


    10: Pedro: o apóstolo Pedro escreveu duas epístolas que levam seu nome.


    11: Tiago: muito provavelmente irmão do Senhor Jesus, Tiago escreveu a epístola do Novo Testamento que leva seu nome.


    12: Judas: possivelmente outro irmão de Jesus. A ele é atribuída a autoria da carta que é o penúltimo livro da Bíblia.



Vários outros autores escreveram textos que compõem livros da Bíblia; ou mesmo participaram, de alguma forma, da redação e/ou organização do conteúdo de alguns desses livros. Algumas dessas pessoas foram:


Esdras: tradições judaicas antigas afirmam que o sacerdote Esdras escreveu os livros de Esdras, Neemias e Crônicas. É difícil saber com exatidão se essa informação está correta, especialmente com relação ao livro de Crônicas. Mas como Esdras foi um dos mais respeitados escribas de todos os tempos, é bem possível que ele tenha trabalhado ativamente de alguma maneira em textos que fazem parte do Cânon Bíblico.


Os filhos de Corá, Etã, Asafe e seus descendentes: esses homens foram os autores de vários Salmos.


Ezequias, Agur e Lemuel: foram autores de trechos do livro de Provérbios.


Baruque: certamente esse homem foi de grande ajuda para o profeta Jeremias na composição de seu livro.


Os amanuenses: era um costume muito comum nos tempos bíblicos a utilização de um secretário redator. Então o autor ditava seu texto e o secretário ficava responsável por redigi-lo. Esses escrivães não foram autores bíblicos, apenas transcreveram o que lhes fora ditado. Mas vale mencioná-los aqui, visto que desempenharam uma nobre missão. O apóstolo Paulo utilizava muito desse recurso; por isso na Carta aos Romanos é citado o nome de Tércio, como sendo o responsável por escrevê-la (Romanos 16:22). É possível que Silvano (provavelmente o Silas mencionado no livro de Atos) também tenha executado esse papel em ajuda ao apóstolo Pedro (1 Pedro 5:12).


Os autores desconhecidos: como já foi dito, a identidade de muitos autores bíblicos são completamente desconhecidas. Esse é o caso dos autores dos livros de Josué, 1 e 2 Reis, Rute, Juízes, 1 e 2 Samuel, Ester, Jó, Lamentações, Jonas e Hebreus.


Vale dizer que sobre os livros de Rute, Juízes e 1 e 2 Samuel, a tradição judaica sugere que eles foram escritos pelo profeta Samuel. No entanto não existem evidencias que comprovem essa informação.


Deus é o grande Autor da Bíblia


Ao longo do tempo muitas pessoas têm se levantado com o objetivo de afirmar que a Bíblia não é confiável. No entanto, a Bíblia é a própria Palavra de Deus. Mesmo tento muitos autores que viveram em períodos e contextos históricos completamente distintos, todas as partes das Escrituras se harmonizam de forma perfeita. A explicação para isto é que tudo o que foi escrito por esses homens foi plenamente inspirado por Deus.


Seria impossível uma obra meramente humana, escrita num período tão grande de tempo e por homens que em muitos casos nunca se conheceram, apresentar tamanha coerência, conexão e perfeição literária como a Bíblia.


Além disso, existem evidências arqueológicas que também apontam de forma impressionante para os dados históricos registrados na Bíblia. Também é preciso ser dito que não há qualquer outro livro que possua manuscritos antigos tão preservados quanto os manuscritos dos textos bíblicos.


De qualquer forma, para o verdadeiro cristão a discussão sobre quem escreveu a Bíblia se cala diante do fato de que o próprio Jesus deu testemunho sobre as Escrituras. Por trás de tantos autores, muitos deles desconhecidos, a identidade de seu grande Autor nunca ficou desfocada: o próprio Deus.




QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS.
Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é a Bíblia Sagrada?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Pentecostes na Bíblia 4
» Trombetas na Bíblia 5
» Dia da Expiação na Bíblia 6
» Tabernáculos na Bíblia 7
» O que é Amém na Bíblia?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
FÓRUM :: ESTUDOS :: O que é?-
Ir para: